Acquagel ​© 2017 | Todos os direitos reservados

Foz do Iguaçu
 

Av. Carlos Gomes, 1254

Cascavel
 

[45] 3035-2010

Rua Erechim, 765

Como manusear o filtro de sua piscina

Este artigo tem como objetivo auxiliar você a manusear o filtro de sua piscina de forma simples e objetiva. Com ele você conseguirá manter sua piscina sempre limpa e pronta para o uso. Leia com atenção e siga passo a passo. Na dúvida entre em contato com nossa empresa. Estaremos a disposição para maiores informações que se façam necessárias. Tenha excelentes dias de diversão e relax .

Importância das Piscinas

Dois aspectos básicos devem ser ressaltados: A importância social e a importância sanitária.

Importância Social

A piscina é considerada um local de encontro nas residências, escolas, prédios, condomínios, clubes, etc. Além disso constituir-se em elemento arquitetônico importante nos dias atuais. A natação é encarada como um elemento necessário à saúde, à recreação e ao equilíbrio psico-fisiológico. (Macedo, 2003)

Importância Sanitária

A importância sanitária esta vinculada quando a utilização de piscinas coloca a saúde dos banhistas em risco, que envolvem a transmissão de doenças e os acidentes (contusões, afogamentos, etc...). A maior facilidade da transmissão de doenças se prende ao fato das mucosas e pele apresentarem menor resistência por causa das imersões prolongadas e do atrito com a água.

Outro aspecto de importância na transmissão de patologias é a qualidade da água da piscina, que, com um tratamento inadequado, não se assegura a redução de sua flora bacteriana a níveis considerados seguros. A manutenção da qualidade da água é a principal forma de impedir a transmissão de doenças aos banhistas, sendo a desinfecção a etapa mais importante para garantia da qualidade microbiológica da água. (Macedo, 2003).

Você com certeza, já se deparou com uma piscina com a água inadequada ao uso e esteticamente feia. Neste manual, vamos entender porque isto acontece e como resolver determinados tipos de situação.

Vamos também estudar como escolher os produtos mais adequados para determinado tipo de piscina, considerando não só o volume de água e suas características físico-químicas, mas também fatores tais como:

Se a piscina está ao ar livre;

Se a água é ou não aquecida;

Se é usada ininterruptamente ou não;

Se a piscina tem alta ou baixa frequência de banhistas;

Se a piscina é revestida de azulejo, fibra ou vinil.

Piscinas inadequadas ao banho, o que fazer?
Importante

Com os avanços tecnológicos e a diversificação dos produtos já se pode definir produtos específicos que melhor se adaptam a cada caso, otimizando os resultados e o custo de tratamento.

Porque devemos tratar a água da piscina?

Para manter a beleza e a cristalinidade;

Para evitar a proliferação de algas;

Para destruir bactérias e outros microorganismos causadores de doenças;

Para eliminar odores desagradáveis;

Para diminuir e remover materiais orgânicos e inorgânicos que contaminam a água, como por exemplo poeira, folhas, insetos, bronzeador, urina, suor e etc...).

Tratamento químico

Tratamento químico é aquele onde utilizamos produtos químicos para limpeza e desinfecção da água da piscina. Os produtos químicos para utilização em piscinas basicamente resultam na sanitização e desinfecção através do cloro . Algicidas e clarificantes também são utilizados para respectivamente combater algas e manter a água da piscina cristalina. O controle de PH também é um fator muito importante para obtermos o equilíbrio

da água.

Para uma água de piscina saudável, os dois principais processos que devem ser seguidos a risca para um resultado satisfatório são os tratamentos químico e físico. Entenda um pouco melhor cada um deles:

Tratamento físico

Tão importante quanto o químico, o tratamento físico completa o ciclo de limpeza saudável de sua piscina. Ele se dá pela utilização do sistema de filtragem da piscina,  aspiração de sujeiras depositadas no fundo, escovação das paredes e limpeza das bordas da piscina. O tempo correto de filtragem de uma piscina contribui consideravelmente para qualidade e aspecto da água, sendo que também é fator determinante na mistura homogênea dos produtos químicos na água.

Importante

Quanto mais prolongado for o período de filtragem, melhor a qualidade da água e menor o consumo de produto químico

Filtragem

O mais importante passo do tratamento físico, o processo de filtragem retém a sujeira em suspensão na piscina através da areia de quartzo (elemento filtrante) contida no interior do filtro. Processo extremamente importante pois além de retenção de partículas, auxilia no processo de mistura dos produtos químicos na piscina, sendo fator decisivo para uma melhor qualidade da água.

Aspiração com drenagem

Este processo aspira a sujeira depositada no fundo da piscina, resultado da ação dos clarificantes e algicidas, expulsando estes resíduos pelo esgoto. Neste processo água não retorna para a piscina.

Escovação das paredes e limpeza das bordas

As Algas geralmente se incrustam nas paredes, muito embora que também podem estar em suspensão na água. Uma pratica muito eficiente para que não haja proliferação de algas na piscina, além do uso de algicidas (tratamento químico), a escovação semanal das paredes da piscina desprende estas algas, fazendo com que as mesmas fiquem em suspensão, melhorando consideravelmente a ação do algicida. A limpeza das bordas também se faz necessária, deve ser feita juntamente com a escovação das paredes. Em piscinas de vinil NÃO utilize esponjas abrasivas para limpeza das bordas, apenas espuma macia com auxilio de detergente limpa-bordas.

Retrolavagem ou lavação do elemento filtrante

A areia do filtro deve ser retrolavada pelo menos uma vez por semana. Fluxo de água inverso ao do processo de filtragem, faz com que a sujeira depositada na areia seja expulsa para o esgoto, permitindo com isso que a capacidade de filtragem seja renovada a cada processo de retrolavagem.

Limpeza do pré-filtro da bomba

A moto-bomba do sistema de filtragem é dotada de pré-filtro. Uma peça que retém a principio folhas, objetos como anéis e pulseira e pequenos brinquedos. Deve ser limpo com freqüência, pois basta estar parcialmente entupido para comprometer o sistema de filtragem, acarretando a principio em diminuição da pressão da água e eficiência na filtragem.

Um sistema de filtragem dimensionado corretamente que é o que nossa empresa sempre oferece, deve filtrar TODA A ÁGUA DA PISCINA em no máximo 8 horas/dia para uma piscina residencial privativa (Norma ABNT NBR 10339). Um sistema de filtragem dimensionado incorretamente, ocasiona inúmeros problemas no processo de limpeza da piscina, sendo insuficientemente capacitado tanto para filtragem como para processos de aspiração.

Tempo de filtragem
DICAS IMPORTANTES
Utilizando o aspirador

Conecte a mangueira ao aspirador e o aspirador ao cabo telescópico;

Afunde o aspirador primeiro e faça com que a mangueira fique cheia de água até a outra ponta onde se encaixa com o dispositivo de aspiração;

Ligue a moto-bomba do filtro e certifique-se que a mangueira esteja cheia de água;

Encaixe a mangueira através do adaptador no dispositivo de aspiração ou na coadeira.

Para piscinas em vinil, utilizar SOMENTE aspiradores com escova.

Aplicação do tratamento químico

Os produtos químicos devem ser aplicados na piscina com o sistema de filtragem LIGADO;

Deixe um intervalo de no mínimo 2 minutos entre a aplicação de um produto e outro;

Em piscinas de vinil, SEMPRE dilua os produtos em um recipiente separado antes de aplicar;

Em hipótese alguma utilize CLORO EM TABLETES OU FLUTUADORES em piscina de vinil, isso pode causar danos irreversíveis ao vinil e a perca de garantia.

Procure não utilizar no mesmo dia algicida e cloro;

Faça uma oxidação com oxidante a cada 15 dias;

Utilizando o sistema de filtragem

NÃO ligue a moto-bomba do filtro com os registros fechados;

Certifique-se sempre se há água no pré-filtro da moto-bomba;

Troque a areia do filtro no mínimo a cada 2 anos, a areia sempre deve estar com sua granulometria ativada, é isso que garante um processo de filtragem eficiente;

NÃO troque a posição da alavanca do filtro com a moto-bomba ligada.

Limpe o pré-filtro da moto-bomba com freqüência;

Se a moto-bomba ficar submersa na água, desligue-a imediatamente e contate nossa ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

Piscinas com aquecimento solar que utilizam a mesma moto-bomba do filtro, deve ser utilizado sistema de filtragem a noite e aquecimento de dia.

COMO CALCULAR O VOLUME DA PISCINA
INSTRUÇÕES PARA MANUSEIO DO FILTRO
Filtrar

REGISTRO DE DRENO DE FUNDO ABERTO

REGISTRO DE ASPIRAÇÃO FECHADO

REGISTRO DO SKIMMER  ABERTO

REGISTRO ESGOTO FECHADO

REGISTRO DE RETORNO ABERTO

Retrolavar \ Lavar

REGISTRO DE DRENO DE FUNDO ABERTO

REGISTRO DE ASPIRAÇÃO FECHADO

REGISTRO DO SKIMMER ABERTO

REGISTRO ESGOTO ABERTO

REGISTRO DE RETORNO ABERTO

Pré-filtrar \ Enxaguar

REGISTRO DE DRENO DE FUNDO ABERTO

REGISTRO DE ASPIRAÇÃO FECHADO

REGISTRO DO SKIMMER ABERTO

REGISTRO ESGOTO ABERTO

REGISTRO DE RETORNO ABERTO

(Esta função deve ser feita todos os dias (verão) pelo menos durante 6 horas.)

Esta função deverá ser feita toda vez que a pressão estiver fraca. Quando a água no visor estiver limpa a operação está concluída.

Esta função deverá ser feita logo após a retrolavagem. Quando a água no visor estiver limpa a operação está concluída.

REGISTRO DE DRENO DE FUNDO ABERTO

REGISTRO DE ASPIRAÇÃO FECHADO

REGISTRO DO SKIMMER ABERTO

REGISTRO ESGOTO FECHADO

REGISTRO DE RETORNO ABERTO

Recircular
Drenar

REGISTRO DE DRENO DE FUNDO ABERTO

REGISTRO DE ASPIRAÇÃO FECHADO

REGISTRO DO SKIMMER ABERTO

REGISTRO ESGOTO ABERTO

REGISTRO DE RETORNO ABERTO

Esta função serve para esgotar a piscina e deve ser feita sob orientação do departamento tecnico

REGISTRO DE DRENO DE FUNDO FECHADO

REGISTRO DE ASPIRAÇÃO FECHADO

REGISTRO DO SKIMMER FECHADO

REGISTRO ESGOTO FECHADO

REGISTRO DE RETORNO FECHADO

Fechar \ Testar

Esta função é usada para a limpeza do cesto coletor da bomba. Após a limpeza não esquecer de voltar para a função desejada.

Aspirar

Existem duas maneiras de aspirar a piscina:

1 – Na função FILTRAR : 

  REGISTRO DE DRENO DE FUNDO FECHADO

  REGISTRO DE ASPIRAÇÃO ABERTO

  REGISTRO SKIMMER FECHADO

  REGISTRO ESGOTO FECHADO

  REGISTRO DE RETORNO ABERTO

2 – Na função DRENAR : 

  REGISTRO DE DRENO DE FUNDO FECHADO

  REGISTRO DE ASPIRAÇÃO ABERTO

  REGISTRO SKIMMER FECHADO

  REGISTRO ESGOTO ABERTO

  REGISTRO DE RETORNO ABERTO